terça-feira, 1 de junho de 2010

LESÕES

  • FASCEÍTE PLANTAR - trata-se da inflamação da fáscia plantar, a membrana que envolve toda a sola do pé. Essa lesão típica dos corredores  é deflagrada por treinos excessivos ou pelo uso de um tênis inadequado, que não absorve o impacto corretamente.
  • INFLAMAÇÃO DO TENDÃO-DE-AQUILES OU CALCÂNEO - esse tendão é constantemente solicitado na caminhada e na corrida devido ao movimento de flexão e extensão do pé. Dessa forma, se a musculatura da panturrilha estiver encurtada, é grande o risco de uma dor dar as caras entre ela e o calcanhar. O problema é comum em mulheres que usam salto alto, algo que provoca o encurtamento dos músculos da perna.
  • TIBIALGIA - o problema aqui se inicia com uma inflamação do tecido que reveste a tíbia. Treinar além da conta também é um gatilho para esse desconforto. O mal pode se agravar, gerando até uma fratura óssea. Corredores e caminhantes de primeira viagem muitas vezes se tornam reféns dessa lesão por ainda não estarem adaptados às mudanças de sobrecarga.
  • SÍNDROME DA BANDA ILIOTIBIAL - é uma lesão que se caracteriza por uma dor na lateral da articulação do joelho. Muito frequente em praticantes que estão retornando à corrida, iniciantes ou corredores que elevam o volume e a intensidade do treino de forma abrupta.
  • TENDINITE INFRAPATELAR - mais uma inflamação no joelho detonada por desequilíbrio ou encurtamento da musculatura posterior da coxa. Ela se localiza na parte de baixo da patela, como agora é chamada a rótula.
  • LESÃO DE QUADRIL - ela se manifesta na região onde o fêmur se articula no quadril. Além do impacto, é geralmente ocasionada por falta de alongamento e pelo esforço empreendido para mudar de direção. Trata-se de uma lesão que tem as mulheres como público-alvo.
  • LESÃO NO MÚSCULO POSTERIOR DA COXA - geralmente vem à tona quando um bom aquecimento não é realizado, sem falar em cargas excessivas - quanto mais rápido uma pessoa corre, mais se exige dessa musculatura. Por fim, deixar de alongar esse grupo muscular pode favorecer a ocorrência desse transtorno.
Fonte: Programa de Caminha e Corrida (Marcos Paulo Reis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores